Oligoelemento Cromo

Os oligoelementos (Microminerais) são elementos químicos essenciais para os seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como por exemplo a fotossíntese ou a digestão.


O Cromo é um elemento essencial para os animais e o homem. Favorece o metabolismo da glicose, aumentando a eficácia da insulina e estimulando a síntese dos ácidos graxos, contribuindo assim para a redução do processo arteriosclerótico


Os aportes diários de cromo são freqüentemente inferiores às necessidades. 

 É preciso notar que a excreção urinária do cromo aumenta sob a ação de stress de toda natureza: regimes hipoproteicos, exercícios fatigantes, hemorragia aguda, infecções, etc. 

As crianças malnutridas, os diabéticos e os idosos reagem à uma alimentação enriquecida em cromo. Uma alimentação composta de alimentos muito refinados não só abaixa a taxa de cromo, como ainda aumenta suas perdas no organismo.


Infelizmente o nosso solo esta muito pobre e como consequência os alimentos também ficam carentes de muitos elementos. Aqui segue alguns alimentos onde você pode encontrar este mineral:

Fontes Naturais: Carnes, mariscos, galinha, óleo de milho, mexilhão, levedo de cerveja, açucar mascavo, algas, cogumelos


Animais nutridos com alimentação deficiente em cromo apresentam (Anderson, 1981): 

       - má tolerância a glucose. 
       - hiperglicemia e glicosuria. 
       - taxas elevadas de insulina circulante. 
       - distúrbios do crescimento. 
       - diminuição da longevidade. 
       - taxas elevadas de colesterol e de triglicérides. 
       - aumento do aparecimento de placas ateroscleróticas. 
       - neuropatia periférica. 
       - distúrbios cerebrais. 
       - diminuição do número de espermatozóides e diminuição da fertilidade. 


Para saber mais entre na aula de Oligoelementos neste blog


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More