Acupuntura e Infertilidade

acupuntura fertilidade LUCIENE ABDO NOTÍCIAS - SAÚDE

A técnica vem sendo bastante utilizada no tratamento de casais que não conseguem ter filhos

Ter filhos e construir uma família faz parte do planejamento de vida de muitas pessoas. No entanto, o que parece simples e natural pode virar um pesadelo para homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as dificuldades em engravidar de forma natural chegam a atingir 15% dos casais no mundo.

Segundo o médico especialista em acupuntura Gustavo Cerqueira e Silva, chefe do laboratório de embriologia e andrologia da CLINIFERT – Centro de Reprodução Humana - fatores como vida agitada, estresse, sedentarismo, doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, o uso de drogas ilícitas e o adiamento da gravidez estão entre os principais inimigos da fertilidade. Mas ele garante que “a acupuntura pode ser um grande aliado”.

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5.000 anos e consiste na inserção de agulhas visando o fortalecimento de diversos órgãos, além do equilíbrio energético, mental, funcional e orgânico.

Na infertilidade conjugal, a acupuntura atua na regulação hormonal e funcional dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, além de amenizar o estresse e a ansiedade vivenciadas pelos casais que não conseguem ter filhos. Estudos recentes têm demonstrado o benefício da acupuntura nos tratamentos de FIV (Fertilização in vitro). Gustavo explica que “nas mulheres observa-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial o que proporciona maior receptividade aos embriões, melhorando, portanto a resposta à indução da ovulação e aumentando as chances de implantação do embrião”. E fala também dos benefícios para os homens. “Aqueles com alterações no espermograma também podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme já publicados em alguns trabalhos”.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=114113:-acupuntura-e-infertilidade&catid=47:cat-saude&Itemid=328

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More