Ano novo astrológico

Recebi este email da Astróloga Ciça Bueno e compartilho com todos que se interessam por este assunto.



Hoje, dia 20 de março, é o dia do Equinocio de Outono no Hemisfério Sul e de Primavera no Hemisfério Norte, momento em que o Sol entra no signo de Áries e inaugura o ano novo astrológico. Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica, ou o caminho aparente do Sol, cruza o equador celeste da Terra. É um momento importantíssimo para muitas culturas, principalmente as mais antigas e tradicionais, por ser o início de um novo ciclo cósmico-humano. Veja gráfico abaixo.
 
Tecnicamente, é o início do ano de 2013 e nós tiramos o mapa para Londres, que é o local onde as coordenanadas de latitude e longitude estão zeradas. Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica, ou o caminho aparente do Sol, cruza o equador celeste da Terra.
 
Para nós astrólogos é como se fosse um Reveillon. Normalmente ocorre no dia 21 de março, mas pode ser antes, como é o caso neste ano, em que o evento será exatamente hoje, dia 20 de março, às 11h15, Londres. É o dia Internacional da Astrologia e é celebrado em vários locais como no Irã, na China, no Japão e outras culturas do Oriente Médio e da Ásia central. Em algumas culturas nórdicas ancestrais, o equinócio era comemorado com costumes que hoje relacionamos com a Páscoa Cristã. (Wikipedia)
 
 

 
 
A palavra equinocio vem do latim, aequus ( igual) e nox (noite), significa noites iguais, ocasião em que a dia e a noite tem a mesma duração. O fenômeno ocorre em março e setembro quando se definem o começo das estações de primavera no Norte e outono no Sul em março e vive-versa em setembro. 

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (período entre dois equinócios de março). O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Ao longo de cada sequência de três anos, as datas tendem a se adiantar um pouco menos de seis horas a cada ano e no quarto, ocorre o ano bissexto, com um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro. Mas é apenas uma compensação.

O mapa astral do equinócio traz o Sol entrando em Áries e a Lua em Cancer próxima ao Ascendente também em Cancer. O Sol está conjunto a Marte e Urano, apontando claramente uma aceleração do tempo e também um aumento da ansiedade, da pressa, da intuição, do instinto e da ânsia de viver. O stelium tensiona a Lua representando o povo que sente essa mudança e sofre. Do outro lado temos Plutão pressionando tudo isso: ou seja estamos no meio de uma pressão incrível entre o passado, Plutão, que representa os poderes e meios que tentam controlar o destino de tudo e de todos e o futuro, Urano, a tecnologia, a informação, a revolução acelerando tudo. Vamos passar o ano com a língua de fora!
 
Ainda bem que uma outra figura se forma no céu, compensando a primeira, Desta vez composta pela Lua em cancer, pelos planetas Netuno e Quiron em Peixes e por Saturno em escorpião, o lindo triãngulo de água representa o fator humano, favorecendo as relações, que tendem a se desenvolver levando em consideração o cuidado com o alheio e o amor ao próximo. Tomara!
 
Pois então, comemoremos e oremos!
 
Feliz Ano Novo pra todos!
Ciça Bueno

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More