Os signos de água estão em contato com a unidade de toda a criação e são capazes de ajudar os outros por meio de uma reação empática aos sentimentos dos seus semelhante. A qualidade reservada é bastante enganadora, pois embora eles possam parecer calmos no exterior, constantemente há tempestades fervilhando em níveis interiores e correntes ocultas que podem arrastá-los.
A sensibilidade dos signos de água é tão grande e a sua vulnerabilidade à magoa é tão pronunciada que, se as reações emocionais não são controladas adequadamente canalizadas, podem levá-los a um estado de instabilidade emocional e a uma predisposição para serem influenciados com demasiada facilidade pelo mais leve vento que sopre.
O elemento água tem correspondência com o processo de ganhar consciência através de uma lenta porém segura percepção dos anseios mais profundos da alma.
O elementos água em excesso é por demais emocional, apreensiva, atenta demais à segurança, auto-indulgente, encharcadas, sonhadora e sensual. Em deficiência leva a rigidez e á falta de ritmo, de empatia e de ligações emocionais. Sem água suficiente, as emoções caem na indiferença, uma tendência que se disfarça de objetividade imparcial.