Acupuntura de chinês alivia dores e tensões da cúpula do governo - Renata Pudo


São tantos os impasse promovidos por alguns membros da classe médica, que talvez queiram só manter o seu nicho de poder.
E precisam engolir o fato de vários ministros não escolherem membros médicos acupunturistas para trabalhar na cúpula dos ministérios!!!

Acupuntura de chinês alivia dores e tensões da cúpula do governo

Em uma sala comercial atrás da W3 Norte, uma das principais vias comerciais de Brasília, o chinês Gu Hanghu, de 64 anos, tira as dores e tensões de integrantes da cúpula do governo federal, em sessões de 15 a 30 minutos de acupuntura, prática milenar chinesa que consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo para regular funções orgânicas.
Hanghu fala português com dificuldade, mas atende no consultório ministros como Paulo Bernardo (Comunicações), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres), Aloizio Mercadante (Educação),Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Guido Mantega (Fazenda).
A presidente Dilma Rousseff, principal paciente, não vai ao consultório. Nesse caso, o acupunturista se desloca nas manhãs de quarta-feira até o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde também atende à mãe da presidente, Dilma Jane.
“Se ela viesse aqui, teria de interromper o trânsito, bloquear a rua, daria muito trabalho”, diz. Para ele, tratar Dilma é um serviço que faz ao país, para ela se preocupar "só em governar o Brasil”.
Segundo Hanghu, as principais queixas dos ministros são cansaço e ansiedade, na maioria dos casos motivadas por excesso de trabalho. “Assim como a maioria dos meus pacientes”, disse.
A relação com Dilma começou em 2006, quando ela era ministra da Casa Civil. Ele acompanhou seu tratamento contra um câncer linfático e, desde então, cuida do “equilíbrio” da presidente. “É muito importante cuidar da cabeça, é ela quem manda no corpo”, explica. Sempre que Dilma solicita, Hanghu faz atendimentos extras. “Geralmente, é quando ela volta de viagens, para tratar dos inchaços depois de longas horas de voo”, conta.
Da relação profissional, diz ter surgido uma amizade. Ele mostra o retrato com Dilma no último dia 8, quando fez aniversário. “Já é o segundo ano que ela vai. Ela passou rapidinho, mas ficou para o parabéns. Até cantou em mandarim”, conta. A festa foi na residência do acupunturista, no Lago Norte.
Outro paciente célebre é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hanghu mantém na sala pessoal a foto de quando Lula fazia tratamento contra bursite. Hanghu conta que, depois que o ex-presidente teve diagnosticado um câncer na laringe, esteve “várias vezes” em São Paulo para ajudar no alívio dos sintomas da doença.
Ele faz questão de lembrar que os atendimentos não se restringem à cúpula do governo. O acupunturista conta que tem entre os pacientes parlamentares da oposição, como o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), e que em 1996 recebeu o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato a presidente em 2014.
“Para mim, são todos iguais. Aqui dentro ninguém é político. São todos pacientes e recebem a mesma atenção”, relata.
As agulhas de Hanghu também alcançam o Poder Judiciário – ele relata já ter atendido o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o ministro Marco Aurélio Mello.
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/11/acupuntura-de-chines-alivia-dores-e-tensoes-da-cupula-do-governo.html

"As farmacêuticas bloqueiam medicamentos que curam, porque não são rentáveis"


As terapias que visam cuidar da saúde são muitas vezes sabotadas. Procuram formas e mais formas de descredibiliza-las, Esta reportagem aborda um dos maiores lobby que justifica esta atitude.

O Prémio Nobel da Medicina Richard J. Roberts denuncia a forma como funcionam as grandes farmacêuticas dentro do sistema capitalista, preferindo os benefícios económicos à saúde, e detendo o progresso científico na cura de doenças, porque a cura não é tão rentável quanto a cronicidade.

Há poucos dias, foi revelado que as grandes empresas farmacêuticas dos EUA gastam centenas de milhões de dólares por ano em pagamentos a médicos que promovam os seus medicamentos. Para complementar, reproduzimos esta entrevista com o Prémio Nobel Richard J. Roberts, que diz que os medicamentos que curam não são rentáveis e, portanto, não são desenvolvidos por empresas farmacêuticas que, em troca, desenvolvem medicamentos cronificadores que sejam consumidos de forma serializada. Isto, diz Roberts, faz também com que alguns medicamentos que poderiam curar uma doença não sejam investigados. E pergunta-se até que ponto é válido e ético que a indústria da saúde se reja pelos mesmos valores e princípios que o mercado capitalista, que chega a assemelhar-se ao da máfia.
A investigação pode ser planeada?
Se eu fosse Ministro da Saúde ou o responsável pelas Ciência e Tecnologia, iria procurar pessoas entusiastas com projectos interessantes; dar-lhes-ia dinheiro para que não tivessem de fazer outra coisa que não fosse investigar e deixá-los-ia trabalhar dez anos para que nos pudessem surpreender.
Parece uma boa política.
Acredita-se que, para ir muito longe, temos de apoiar a pesquisa básica, mas se quisermos resultados mais imediatos e lucrativos, devemos apostar na aplicada ...
E não é assim?
Muitas vezes as descobertas mais rentáveis foram feitas a partir de perguntas muito básicas. Assim nasceu a gigantesca e bilionária indústria de biotecnologia dos EUA, para a qual eu trabalho.
Como nasceu?
A biotecnologia surgiu quando pessoas apaixonadas começaram a perguntar-se se poderiam clonar genes e começaram a estudá-los e a tentar purificá-los.
Uma aventura.
Sim, mas ninguém esperava ficar rico com essas questões. Foi difícil conseguir financiamento para investigar as respostas, até que Nixon lançou a guerra contra o cancro em 1971.
Foi cientificamente produtivo?
Permitiu, com uma enorme quantidade de fundos públicos, muita investigação, como a minha, que não trabalha directamente contra o cancro, mas que foi útil para compreender os mecanismos que permitem a vida.
O que descobriu?
Eu e o Phillip Allen Sharp fomos recompensados pela descoberta de introns no DNA eucariótico e o mecanismo de gen splicing(manipulação genética).
Para que serviu?
Essa descoberta ajudou a entender como funciona o DNA e, no entanto, tem apenas uma relação indirecta com o cancro.
Que modelo de investigação lhe parece mais eficaz, o norte-americano ou o europeu?
É óbvio que o dos EUA, em que o capital privado é activo, é muito mais eficiente. Tomemos por exemplo o progresso espectacular da indústria informática, em que o dinheiro privado financia a investigação básica e aplicada. Mas quanto à indústria de saúde... Eu tenho as minhas reservas.
Entendo.
A investigação sobre a saúde humana não pode depender apenas da sua rentabilidade. O que é bom para os dividendos das empresas nem sempre é bom para as pessoas.
Explique.
A indústria farmacêutica quer servir os mercados de capitais ...
Como qualquer outra indústria.
É que não é qualquer outra indústria: nós estamos a falar sobre a nossa saúde e as nossas vidas e as dos nossos filhos e as de milhões de seres humanos.
Mas se eles são rentáveis investigarão melhor.
Se só pensar em lucros, deixa de se preocupar com servir os seres humanos.
Por exemplo...
Eu verifiquei a forma como, em alguns casos, os investigadores dependentes de fundos privados descobriram medicamentos muito eficazes que teriam acabado completamente com uma doença ...
E por que pararam de investigar?
Porque as empresas farmacêuticas muitas vezes não estão tão interessadas em curar as pessoas como em sacar-lhes dinheiro e, por isso, a investigação, de repente, é desviada para a descoberta de medicamentos que não curam totalmente, mas que tornam crónica a doença e fazem sentir uma melhoria que desaparece quando se deixa de tomar a medicação.
É uma acusação grave.
Mas é habitual que as farmacêuticas estejam interessadas em linhas de investigação não para curar, mas sim para tornar crónicas as doenças com medicamentos cronificadores muito mais rentáveis que os que curam de uma vez por todas. E não tem de fazer mais que seguir a análise financeira da indústria farmacêutica para comprovar o que eu digo.
Há dividendos que matam.
É por isso que lhe dizia que a saúde não pode ser um mercado nem pode ser vista apenas como um meio para ganhar dinheiro. E, por isso, acho que o modelo europeu misto de capitais públicos e privados dificulta esse tipo de abusos.
Um exemplo de tais abusos?
Deixou de se investigar antibióticos por serem demasiado eficazes e curarem completamente. Como não se têm desenvolvido novos antibióticos, os microorganismos infecciosos tornaram-se resistentes e hoje a tuberculose, que foi derrotada na minha infância, está a surgir novamente e, no ano passado, matou um milhão de pessoas.
Não fala sobre o Terceiro Mundo?
Esse é outro capítulo triste: quase não se investigam as doenças do Terceiro Mundo, porque os medicamentos que as combateriam não seriam rentáveis. Mas eu estou a falar sobre o nosso Primeiro Mundo: o medicamento que cura tudo não é rentável e, portanto, não é investigado.
Os políticos não intervêm?
Não tenho ilusões: no nosso sistema, os políticos são meros funcionários dos grandes capitais, que investem o que for preciso para que os seus boys sejam eleitos e, se não forem, compram os eleitos.
Há de tudo.
Ao capital só interessa multiplicar-se. Quase todos os políticos, e eu sei do que falo, dependem descaradamente dessas multinacionais farmacêuticas que financiam as campanhas deles. O resto são palavras…
18 de Junho, 2011
Publicado originalmente no La Vanguardia. Retirado de Outra Política
Tradução de Ana Bárbara Pedrosa para o Esquerda.net
Fonte: http://www.esquerda.net/artigo/farmac%C3%AAuticas-bloqueiam-medicamentos-que-curam-porque-n%C3%A3o-s%C3%A3o-rent%C3%A1veis

Espreguiçar-se é ideal para começar o dia, diz especialista - por Renata Pudo


Entrevista dada por Renata Pudo para a Revista Exame através da jornalista Luciana Carvalho Cruz sobre bons hábitos para acordar bem e bem energizado!!!!




São Paulo – Ter um bom dia não depende apenas das coisas que podem acontecer, mas também da maneira como a pessoa acorda. Esse momento, muito negligenciado devido aos afazeres do dia, pode influenciar – e muito – a maneira como tudo será encarado. A fisioterapeuta e acupunturista Renata Pudo afirma que uma boa noite de sono é uma das soluções para ter um dia produtivo e cheio de disposição e bem-estar, mas não é só isso.
Existem algumas práticas simples que são capazes de dar a energia necessária para “matar os leões” diários sem sofrer além do necessário e, por que não, até aproveitando um pouco mais o que há de positivo neles. A seguir você confere hábitos que podem melhorar a rotina, a qualidade de vida e a saúde.
1. Conhecer o próprio corpo
Saber os horários de pico e de menos energia ao longo do dia ajuda bastante na hora de economizar esforços desnecessários e de ter disposição após despertar. De acordo com Renata, perceber o ciclo circadiano, ou seja, saber se o indivíduo é do tipo “diurno” ou “noturno”, e buscar agir mais de acordo com esse ritmo próprio pode ser um bom começo. “Reconhecer o momento do dia em que a pessoa tem mais energia e direcionar as atividades para o momento do ápice de energia é um grande avanço”, afirma.
2. Espreguiçar-se ao acordar
Com o pretexto de ter alguns minutos a mais de sono, muita gente coloca a famosa função “soneca” para funcionar e, depois que o tempo extra de sono passa, é comum acordar desesperado para não chegar atrasado aos compromissos do dia. O problema é que, diferentemente da cabeça, o corpo demora mais para despertar e esse “tranco” logo no começo da manhã poderá render lesões.
“Nos dez minutos de soneca, o importante é espreguiçar. Se a gente sair correndo, o corpo não acompanha. A nossa mente começa a funcionar muito rápido, mas o corpo tem outro timing”, afirma Renata. Segundo ela, o ideal é que, nos primeiros cinco minutos, a pessoa use o tempo para acordar e, nos outros cinco, para espreguiçar-se.
3. Agradecer pela vida
Pode parecer mera crendice, mas a especialista afirma que agradecer por ter acordado e ter gratidão pela vida como um todo ajuda bastante a começar o dia com bom humor. De acordo com Renata, várias filosofias, como o Budismo, já falaram sobre a importância dessa postura positiva e até a física quântica e a neurociência têm tratado desse tema, recentemente.
“A maioria das pessoas coloca a responsabilidade das coisas ruins nos outros, enquanto a responsabilidade sobre as coisas boas é delas. É como se sintonizassem um rádio que toca o dia todo e esse posicionamento vira um círculo vicioso. A vida fica muito mais difícil se a pessoa não começa o dia bem”, afirma. Agradecer seria, então, uma forma de sair da posição de vítima para ser protagonista, o que pode proporcionar bem mais energia para enfrentar os desafios.
4. Tomar um bom café-da-manhã
Uma escolha bem comum entre as pessoas que costumam ter muito sono durante as manhãs é pular o café-da-manhã para dormir mais um pouco. No entanto, isso é um tiro no pé, já que, apesar de ganhar mais energia com os minutos a mais de descanso, o combustível diário será insuficiente. “Você não sai de carro com o tanque vazio, então também não deveria sair de casa sem tomar café-da-manhã”, diz Renata.
A fisioterapeuta e acupunturista diz ainda que não vale a pena apenas “tomar um café preto”, pois as energias não serão recarregadas tão facilmente. Além disso, para quem quer emagrecer, o tempo que se passa sem ingerir alimentos pode ser prejudicial. Isso porque, comendo mal e nas horas erradas, o metabolismo pode ficar mais lento e dificultar a perda de peso.
5. Criar um ritual para dormir melhor
A chave para ter uma manhã (e um dia inteiro) cheia de energia está também na noite de sono antes dela. Segundo Renata Pudo, é importante ter uma rotina noturna adequada ao seu perfil para não prejudicar o dia seguinte. Entre os hábitos que se deve ter à noite estão evitar televisão, computador ou celular logo antes de se deitar, tomar um banho quente para relaxar, não fazer exercícios pesados muito tarde e ler coisas leves. “É como se nós fôssemos um machado, que, de dia, cortasse a madeira e, de noite, fosse amolado. O sono é um momento de recuperação. Respeitar esse ciclo é o mais saudável”, diz.

Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/espreguicar-se-e-ideal-para-comecar-o-dia-diz-especialista

Usada por R10, acupuntura pode melhorar performance, diz estudo


Pesquisa aponta aumento no rendimento com agulhas. Atleta e médico defendem a técnica: 'O paciente melhora muito mais rapidamente'
Ana Paula Machado, do atletismo, conta com agulhas para melhorar performance (Foto: Reprodução SporTV)





A agenda de Ronaldinho Gaúcho deixou de contar com horários de treinos, concentração e jogos, para se dedicar apenas ao tratamento de sua lesão, uma rúptura no músculo adutor da coxa esquerda. Disposto a voltar a tempo de defender o Atlético-MG no Mundial de Clubes, em dezembro, R10 se dedica a uma rotina que inclui fisioterapia, trabalho na piscina e duas sessões diárias de eletroacupuntura. O método chinês não é novidade na carreira do meia e também faz parte do dia a dia de outros atletas 
No caso de R10, os estímulos elétricos e agulhadas estimulam a cicatrização. No entanto, há quem utilize a acupuntura no dia a dia, não para tratar de alguma lesão, mas como aliada na busca por rendimento. Especialista em provas de 800 metros rasos e 400 metros com barreira, Ana Paula Machado é adepta da técnica há quatro anos.
A atleta foi uma das escolhidas pelo fisioterapeuta Marcio de Luna, especialista em acupuntura, para uma pesquisa. Os resultados foram tão positivos que Ana não deixou mais de se submeter à técnica. 
- Toda vez que chego na clínica chego "quebrada" e arrasada, de tanto treinar, ele coloca as agulhas nos pontos ideais para levantar performance e, em cinco ou dez minutos, estou renovada para outra. É uma coisa que não sei explicar, mas fica bem satisfatório o tratamento - disse.
Além de Ana, outros 16 atletas passaram pelo procedimento durante o estudo, que mostrou melhoras em quatro aspectos analisados: aceleração, força explosiva, força máxima e teste de resistência
- O que nos impressionou é que, depois de quase três meses de acupuntura, duas vezes por semana, conseguimos um resultado bastante significativo. Para nossa surpresa, em 100% dos atletas conseguimos melhorar nas quatro variáveis - considerou o fisioterapeuta.
Fonte: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/10/usada-por-r10-acupuntura-pode-melhorar-performance-diz-estudo.html





Rudá



RUDÁ
Afirmação
Através da minha harmonia, metabolizo as experiências da minha vida e absorvo os nutrientes necessários à minha evolução.

Sutra
Deste universo que é meu ser
Nascer um frescor absoluto,
Constante, renovador.
Olho você e tudo
E me permito sentir você e tudo.
Permeável, mas sempre firme
Ressonante e indubitavelmente confiante
O amor é a direção da minha flecha
E os ingredientes da minha luz.
Perpasso meu caminho e me sinto bordando com beleza no Cosmo, ímpar, esta teia infinita que somos nós.
Que de nós vem
E que para nós vai
Vai e vem
Vem e vai
No ritmo atemporal do belo.


Sementes de indagação
1 - Você assimila rapidamente as suas experiências ou você é lenta(o)? Descreva.
2 – Fica remoendo as situações na mente?
3 – Fica com peso no coração quando uma situação não a(o) satisfez?
4 – Gosta de esclarecer questões não resolvidas objetivamente? Descreva.
5 – Reverte processos negativos em lições de vida? Como é seu timing para isso?
Exercício
- Finalize projetos e questões inacabadas

Benefícios
Ajuda a metabolizar positivamente as experiências e emoções.
Promove paz. Dá proteção. Ajuda a assimilar o que precisamos
para evoluir. Possibilita a concentração. Essência emergencial
do Sistema Ararêtama.

Sintomas
Inquietação. Acidentes. Dificuldade para estudar e trabalhar.

Euforia, depressão, traumas.

CURSO SÁBIAS

No primeiro final de semana de outubro acontecerá o Workshop chamado Sábias.
Os participantes receberam um kit com 05 florais desenvolvidos exclusivamente para este trabalho.
Maiores informações estão nos contatos do folder.
Obrigado!

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151651981167513&set=a.164868777512.126172.161588202512&type=1&theater

Foto: Novo Curso Ararêtama em São Paulo!! :)

Acupuntura no tratamento de sinusite crônica


A Acupuntura pode ser feita por todo profissional habilitado! Não tem exclusividade quanto a classe profissional!
Todos os anos, com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura, as pessoas são acometidas pelas doenças da estação, especialmente sinusite e rinite, que atingem as vias repiratórias superiores. A acupuntura tem trazido ótimos resultados no tratamento e prevenção da sinusite, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências, estimulando a produção de analgésicos naturais (serotonina, neuromediador produzido no cérebro) e fortalecendo o sistema imunológico.
A técnica visa, principalmente, o alívio da dor e desbloqueio dos óstios de drenagem dos seios da face, atuando na liberação de substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom andamento das funções que estavam alteradas, além de aumentar a produção de corticóides e analgésicos naturais que possuem ação antiinflamatória e diminuem a dor.
Através do tratamento com acupuntura, há relatos de pacientes que obtiveram melhoras na primeira sessão, com a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Normalmente, os médicos acupunturistas estimam que após cinco sessões, já é possível perceber resultados.
Segundo o dr Hildebrando Sábato, presidente do CMBA-Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura - a ciência já tem bem estabelecidos os mecanismos de ação da Acupuntura que se dá através da modulação do sistema nervoso central e periférico, envolvido com os processos neuroendócrinos (glândulas), imunológicos e inflamatórios (sistema de defesa) e até circulatórios do organismo.
Para o especialista, no caso das patologias crônicas, como o da sinusite, há uma espécie de "equilíbrio" entre as condições do adoecimento e as reações do organismo a elas, o que mantém a cronicidade da doença e seus sintomas correlatos, seria como se o organismo se resignasse diante deles. “A Acupuntura, através da introdução de finas agulhas em pontos específicos, conhecidos como sítios neuroreativos, pode provocar novamente uma reação orgânica através das vias neurais ligadas a eles, podendo-se esperar, após algumas sessões da técnica, uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes”, conclui dr Sábato.
Sinusite - Doença causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, caracteriza-se pela inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Seus sintomas são forte pressão e dores de cabeça e abaixo dos olhos, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, mal-estar e febre.
Rinite - Reação alérgica repiratoria bastante comum, tem como principais sintomas irritação da mucosa do nariz, espirros, coriza e coceira nos olhos, boca e nariz. Em muitos casos, a rinite evolui para sinusite. Pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.
Fonte: CMBA-Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, órgão oficial da acupuntura médica do país, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Comissão Nacional de Residência Médica. Criado em 1984, responde pela Acupuntura frente ao meio médico nacional, autoridades de saúde e instituições governamentais - www.cmba.org.br
ai/UNO

ACUPUNTURA BENEFICIA PRÁTICA ESPORTIVA



Entre no link e veja reportagem completa.
ACUPUNTURA BENEFICIA PRÁTICAS ESPORTIVAS

Sugestão de leitura: Acupuntura nos Esportes escrito pela professora Suzete Cólo Rosetto. - Ceata

Vaso Governador e Pontos de Assentimento - Renata Pudo

Renovação do Bica da Águia


A Renovação do Bico da Águia

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie ela chega a viver 70 anos. Mas, para conseguir chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Quando atinge os 40 anos, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar as suas presas das quais costuma se alimentar. O bico, alongado e pontiagudo, se curva.

Suas asas envelhecidas e pesadas estão apontando contra o peito, em função da grossura das penas, e voar já é muito difícil!

Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha, e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde não haja a necessite de voar.

Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um forte e renovado bico, com o qual irá depois arrancar todas as suas unhas.

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar então as velhas penas.

E só após esses longos e dolorosos cinco meses é que ela sai para o famoso vôo de renovação, e, para viver mais 30 anos.

(Esse conto é um hoax, um boato sobre a natureza, mas é extremamente ilustrativo sobre nossas vidas)

Tartarugas Marinhas recebendo acupuntura


.Esta Reportagem mostra a abrangência da Medicina Chinesa em vários frentes de tratamento. A Veterinária vem se apropriando disso e usando para o bem destes animais. Parabéns!!!

Reportagem Globo Natureza -

Acupuntura no tratamento do tabagismo

A Revista Exame publicou uma reportagem sobre acupuntura no tratamento de tabagismo. E o profissional que foi entrevista é um fisioterapeuta com formação em Medicina Chinesa por Beijim - China
Reportagem revista exame - sobre acupuntura e tabagismo

Semana de 22 a 28 de abril de 2013

Fonte: http://www.cicabueno.com.br/blog/

A semana está cheia de eventos. A começar pelo Sol,Vênus e Marte que já agora circulam em Touro,evidenciando o plano físico e material,as relações humanas e as sensações,a plástica e a beleza,a prosperidade e a mansidão:ficaremos mais calmos,além de mais práticos e produtivos. Ôba! É hora de tirar o atraso,meter a mão na massa,trabalhar e produzir.

Na quinta-feira,dia 25,teremos Lua Cheia às 16h48,que coincidirá com um eclipse lunar penumbral,fenômeno relativamente fraco. Porém,não do ponto de vista espiritual,já que a Lua Cheia ocorrerá em Escorpião.

eclipse lunar extraído de www.explicatorium.com

Um eclipse ocorre quando Sol,Terra e Lua estão alinhados,de modo que algum deles seja ocultado por outro. Eclipsar significa desaparecer,obstruir,enfraquecer e um eclipse provoca acelerações, intensifica crises ou traz inversão de tendências. Um eclipse sempre provoca confronto entre passado e futuro. No caso do lunar,o futuro é que deve vencer e costuma se expressar revelando fatos,introduzindo pessoas,alterando atividades e relacionamentos,propondo idéias e sentimentos inéditos. Velhos hábitos,pessoas ou lembranças devem ser abandonados em favor de novos que se impõe com força total. No plano coletivo,novos conceitos,comportamentos,modismos e líderes surgem no cenário sócio-cultural e político.

O evento tende a ser forte porque o Sol estará unido a Marte e a Lua unida a Saturno:oposições,confrontos e disputas que envolvem carmas passados,ressentimentos,mágoas e boa dose de agressividade vão rolar. Portanto,cuide-se! O fenômeno é importante para todos nós,mas mais especialmente para os nativos de Touro e Escorpião,Leão e Aquário do primeiro decanato,do ponto de vista emocional.

eclipse lunar extraído de lavandoalouçablogspot

Esta Lua Cheia também coincide com o Festival de Wesak,um dos mais importantes festivais do oriente,que ocorre sempre quando o Sol está no signo de Touro e a Lua em Escorpião. Wesak é conhecido como o Festival da Iluminação ou Festival de Buda,que personifica a expressão da Sabedoria de Deus e da Luz,Indicador do Propósito Divino. É uma festa da libertação do despertar e da transfiguração,a jornada de Buda de volta ao lar. Promove uma ponte entre a humanidade e espiritualidade,o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior.

A semana deve ser forte. Fique ligado! E veja abaixo aonde a Lua Cheia tende a incidir sobre o seu signo solar. (se você conhece seu signo ascendente,leia o texto relativo ao mesmo também)

Áries – sua vida financeira e emocional estão em evidencia. O momento é de crise:acabe com o passado para que o futuro possa ressurgir das cinzas.

Touro – voce,sua vida,suas relações afetivas,familiares e emocionais pedem revisão total. Não tenha medo,mate o velho para que o novo possa entrar.

Gêmeos – fique atento com a saúde. Não se estresse ao longo da semana. Organize o dia a dia,durma bastante,alimente-se bem e faça exercícios.

Câncer – amores e amigos novos podem surgir. Haverá algum desafio a ser contornado,alguma mistura do velho com o novo. Elimine o velho.

Leão – confrontos entre passado e futuro,família e profissão,antes e depois. Passe uma borracha no passado e mergulhe fundo no porvir.

Virgem – ao adianta se apegar a velhas idéias,crenças e atitudes,porque não servir pro novo momento que atravessa:considere e acredite no novo.

Libra – você está em crise financeira ou emocional. Deve admiti-lo e não lidar com a coisa de forma blasé.  Vá fundo,questione-se e cuide-se.

Escorpião – vida pessoal e emocional,parcerias,casamento em foco. Mágoas e ressentimentos devem ser enfrentados com amor e não com agressividade.

Sagitário – semana dura do ponto de vista cotidiano. Haverá desafios,cobranças,crises e gargalos:enfrente-os com seriedade e cuide da saúde.

Capricórnio – amores,projetos e relação com filhos em crise. Desapegue. ,De que adianta querer algo do futuro,se você não olha para frente.[

Aquário – algo na família desmoronou? E afeta sua imagem no mundo ou a maneira como vão olhar pra você? Bobagem. Desapegue e prossiga.

Peixes – planos e idéias já adiantados não devem sofrer abalos sísmicos por causa de pequenos desafios. Relação com irmãos em evidencia.

Acupuntura e Infertilidade

acupuntura fertilidade LUCIENE ABDO NOTÍCIAS - SAÚDE

A técnica vem sendo bastante utilizada no tratamento de casais que não conseguem ter filhos

Ter filhos e construir uma família faz parte do planejamento de vida de muitas pessoas. No entanto, o que parece simples e natural pode virar um pesadelo para homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as dificuldades em engravidar de forma natural chegam a atingir 15% dos casais no mundo.

Segundo o médico especialista em acupuntura Gustavo Cerqueira e Silva, chefe do laboratório de embriologia e andrologia da CLINIFERT – Centro de Reprodução Humana - fatores como vida agitada, estresse, sedentarismo, doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, o uso de drogas ilícitas e o adiamento da gravidez estão entre os principais inimigos da fertilidade. Mas ele garante que “a acupuntura pode ser um grande aliado”.

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5.000 anos e consiste na inserção de agulhas visando o fortalecimento de diversos órgãos, além do equilíbrio energético, mental, funcional e orgânico.

Na infertilidade conjugal, a acupuntura atua na regulação hormonal e funcional dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, além de amenizar o estresse e a ansiedade vivenciadas pelos casais que não conseguem ter filhos. Estudos recentes têm demonstrado o benefício da acupuntura nos tratamentos de FIV (Fertilização in vitro). Gustavo explica que “nas mulheres observa-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial o que proporciona maior receptividade aos embriões, melhorando, portanto a resposta à indução da ovulação e aumentando as chances de implantação do embrião”. E fala também dos benefícios para os homens. “Aqueles com alterações no espermograma também podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme já publicados em alguns trabalhos”.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=114113:-acupuntura-e-infertilidade&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Reportagem sobre Quiropraxia para idosos




Acesse o link para ver esta reportagem!!!
Quiropraxia oferece qualidade de vida ao idoso



Breve Revisão sobre as doenças psicossomáticas



Acesse o link para ver a reportagem!

Coluna de colaborador: DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Acupuntura ganhando terreno pela sua eficiência



Segue reportagem do sindicato dos Comerciários de Osasco que estão oferecendo tratamento com acupuntura

Sicor de Osasco com acupuntura


Ventosa - Renata Pudo


As ventosas são pequenos fracos com aberturas redonda e lisa, utilizado para criar, na pele, uma depressão que vai puxar o sangue para o exterior do corpo e fazê-lo circular.
         Explicar a pressão negativa.
        
Contra-indicação:
- hiperemias, espasmos, convulsões, ulcerações
- alergias cutâneas, insuficiência cardíaca 

Moxabustão - Renata Pudo


   A moxabustão é certamente a terapêutica chinesa mais antiga, existe testemunho da experiência no emprego de moxa, mil anos antes de Nei Jing (este exite a 3000 aC.)
     As moxas (em chinês Jiu: termo que tem o sentido de “queimar”) permitem, pela combustão de diferentes materiais, excitar os pontos de acupuntura, a fim de regularizar a atividade fisiológica do corpo.
     A Artemísia é o principal combustível utilizado, atualmente observando o mesmo princípio básico, podem-se tomar os raios solares e a eletricidade como fonte de calor.
     A Artemísia, Artemísia vulgaris   ou  Artemísia argyi faz parda da família das Compositae.        É uma planta vivaz, de cheiro penetrante, muito comum na França. Na China, a melhor v, onde em do Hubei onde se costuma colhê-la quando se faz a festa Duan Yang.

Algumas indicações para o uso da moxabustão:
(Aqui são utilizados termos da Medicina Tradicional Chinesa)

1 – Aquecer para dispersar o Vento, o Frio e a Umidade:
Por sua ação de aquecimento, a moxabustão pode restabelecer uma circulação fluida do Qi e do Xue (Sangue), com a finalidade de relaxar músculos e os tendões diminuíndo a dor  ou de reforçar a atividade funcional do trato digestivo.

Portanto, utiliza-se para tratar:
- os Bi devidos ao Vento, Frio e à Umidade
- as dores abdominais, as afecções gastrointestinas, as diarréias, as dismenorréias do tipo Frio.

2 – Reaquecer para favorecer a circulação dos meridianos colaterais:
As propriedades da moxabustão são utilizadas para aquecer os meridianos a fim de regular a circulação do Qi e do Xue e de cessar as dores provocadas por uma estagnação do Qi e dos acúmulos de Xue.

3 – Aumentar o Qi e nutrir o Xue
A ação do moxa é utilizada para curar a debilidade do organismo quanto de uma doença crônica

Contra-Indicação:

- nas doenças febris,
- nas casos de cefaléias (excesso)
- nos casos de Yin vazio e Calor Interno
- em gestantes – principalmente pontos abaixo do abdome e lombosacral
- direto no rosto, nos arredores do orifícios naturais, nas regiões pilosas


Shiatsu - Renata Pudo

Shiatsu é uma técnica de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos, mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura, para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo. O SHIATSU, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental, onde a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, sendo dado ênfase à saúde e não à doença. A energia vital, designada de "QI" no oriente, é a energia básica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem. A energia QI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais designados de "meridianos de energia”, base da medicina oriental. Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo essencial para a saúde física, intelectual e emocional, sempre que existem perturbações nesse fluxo, designadamente excesso ou deficiência de QI em determinadas zonas do corpo, criam-se condições que afetam o nosso estado de saúde, podendo originar o que conhecemos como "doenças". São os mesmo meridianos utilizados na Acupuntura. Entre os diversos benefícios que o SHIATSU proporciona ao organismo, destacam-se: • Flexibiliza a pele • Melhora do sistema circulatório • Flexibiliza o sistema muscular • Ajuda na recuperação do equilíbrio do sistema ósseo • Facilita as funções do sistema digestivo • Melhora o controle do sistema endócrino • Regula as funções do sistema nervoso • Promove estado de relaxamento

Ano novo astrológico

Recebi este email da Astróloga Ciça Bueno e compartilho com todos que se interessam por este assunto.



Hoje, dia 20 de março, é o dia do Equinocio de Outono no Hemisfério Sul e de Primavera no Hemisfério Norte, momento em que o Sol entra no signo de Áries e inaugura o ano novo astrológico. Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica, ou o caminho aparente do Sol, cruza o equador celeste da Terra. É um momento importantíssimo para muitas culturas, principalmente as mais antigas e tradicionais, por ser o início de um novo ciclo cósmico-humano. Veja gráfico abaixo.
 
Tecnicamente, é o início do ano de 2013 e nós tiramos o mapa para Londres, que é o local onde as coordenanadas de latitude e longitude estão zeradas. Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica, ou o caminho aparente do Sol, cruza o equador celeste da Terra.
 
Para nós astrólogos é como se fosse um Reveillon. Normalmente ocorre no dia 21 de março, mas pode ser antes, como é o caso neste ano, em que o evento será exatamente hoje, dia 20 de março, às 11h15, Londres. É o dia Internacional da Astrologia e é celebrado em vários locais como no Irã, na China, no Japão e outras culturas do Oriente Médio e da Ásia central. Em algumas culturas nórdicas ancestrais, o equinócio era comemorado com costumes que hoje relacionamos com a Páscoa Cristã. (Wikipedia)
 
 

 
 
A palavra equinocio vem do latim, aequus ( igual) e nox (noite), significa noites iguais, ocasião em que a dia e a noite tem a mesma duração. O fenômeno ocorre em março e setembro quando se definem o começo das estações de primavera no Norte e outono no Sul em março e vive-versa em setembro. 

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (período entre dois equinócios de março). O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Ao longo de cada sequência de três anos, as datas tendem a se adiantar um pouco menos de seis horas a cada ano e no quarto, ocorre o ano bissexto, com um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro. Mas é apenas uma compensação.

O mapa astral do equinócio traz o Sol entrando em Áries e a Lua em Cancer próxima ao Ascendente também em Cancer. O Sol está conjunto a Marte e Urano, apontando claramente uma aceleração do tempo e também um aumento da ansiedade, da pressa, da intuição, do instinto e da ânsia de viver. O stelium tensiona a Lua representando o povo que sente essa mudança e sofre. Do outro lado temos Plutão pressionando tudo isso: ou seja estamos no meio de uma pressão incrível entre o passado, Plutão, que representa os poderes e meios que tentam controlar o destino de tudo e de todos e o futuro, Urano, a tecnologia, a informação, a revolução acelerando tudo. Vamos passar o ano com a língua de fora!
 
Ainda bem que uma outra figura se forma no céu, compensando a primeira, Desta vez composta pela Lua em cancer, pelos planetas Netuno e Quiron em Peixes e por Saturno em escorpião, o lindo triãngulo de água representa o fator humano, favorecendo as relações, que tendem a se desenvolver levando em consideração o cuidado com o alheio e o amor ao próximo. Tomara!
 
Pois então, comemoremos e oremos!
 
Feliz Ano Novo pra todos!
Ciça Bueno

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More